Conheça o Delta LINK: Sistema de monitoramento de estruturas da Topcon

Representada no Brasil pela Embratop, a Topcon desenvolveu o Delta LINK, um sistema de monitoramento de estruturas modular que detecta os movimentos de deformação, apontando os menores deslocamentos e alterações na estrutura.


Num país de geografia irregular e altos índices pluviométricos, aliados às dificuldades de manutenção e à grande quantidade de edificações, a prevenção ainda é a melhor ferramenta no combate a acidentes estruturais. Sejam em viadutos ou pontes, túneis, rodovias e demais obras de construção civil, barragens de mineração ou hídricas, poços, minas, áreas de moradias em risco, entre outros locais, o monitoramento das estruturas pode ser determinante para evitar tragédias humanas, econômicas e ambientais.
Para este fim, a Topcon, representada no Brasil pela Embratop, desenvolveu o Delta LINK, um sistema modular de monitoramento de estruturas que quantifica com precisão sub milimétrica os seus movimentos em todas as direções, apontando os menores deslocamentos e deformações.
Totalmente automatizada e com registro em tempo real, a solução permite a reunião de dados valiosos para a análise adequada da ocorrência e a rápida tomada de medidas de segurança.

O sensor de medição, denominado Estação Total Topcon Série MS,
desenvolvido para uso em monitoramento permanente ou de longa
duração, possui precisão angular de 0,5” e 1”, precisão linear de 0,5mm +
1ppm em placas refletivas e 0,8 mm + 1 ppm em prismas circulares
(considerando o modelo MS05AXII). Tem ainda capacidade de
autocolimação em prismas circulares de até 1000 metros de distância,
além de exclusivo sistema de varredura para a detecção dos alvos.

 

O dispositivo de conexão e de transmissão Delta LINK conta com suporte de hardware para operação autônoma em campo, o que abre
possibilidade de maior gama de utilização. Uma fonte de alimentação padrão de 110/240 VAC, com bateria interna para backup, permite a
operação contínua, mesmo durante breves cortes de energia, com opção também de bateria externa ou painel solar. O módulo possui sensor de
temperatura e de pressão barométrica e resiste a ventos de até 120 km/h.
O acesso remoto, realizado por Ethernet, Wi-Fi e Celular, torna mais fácil a
captação de informação.


Também faz parte da plataforma o software Delta WATCH, uma estação de controle e análise modular para monitorar, gerenciar e avaliar dados de monitoração automática e/ou manual e, opcionalmente, acionar alertas, o que pode evitar tragédias e danos irreparáveis.
Os dados de Estações Totais Robotizadas e de receptores GNSS podem ser processados ​​e analisados ​​individualmente ou em rede ou mesmo compartilhados com software de terceiros.

É possível distribuir regularmente relatórios personalizados ou enviar eventos de alertas via SMS ou e-mail às pessoas responsáveis pelo projeto.
A proteção ambiental IP65, resistente a jatos de água, garante a segurança de todo o sistema.
Tratar as estruturas, as edificações e as áreas sujeitas a diversos fatores externos e desgastes naturais com a atenção devida é a melhor forma de
preservação de patrimônios e, especialmente, de vidas humanas. Não há dúvida de que a tecnologia é uma grande aliada nesta tarefa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *