Seja Bem-Vindo

Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Seja Bem-Vindo
Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Destaques

Semi-Novos

Locação

O que são drones comerciais e como eles podem ajudar o seu negócio?

Drones comerciais

Está interessado nas tecnologias de drones, mas imagina que eles não tenham aplicações em seu negócio? Pense novamente. Operações com drone para aplicações comerciais vêm tendo impacto notável em mercados que vão da mineração ao mercado de imóveis, da construção à agricultura. Tudo isso é possível graças a grande variedade de veículos aéreos não tripulados (VANTs), com suas especialidades e capacidades de carga que oferecem as soluções adequadas para qualquer tipo de trabalho.

Descubra nesse artigo como os veículos aéreos não tripulados estão transformando empresas em todo o mundo. O seu negócio é o próximo?

Como os negócios usam drones atualmente

Se o seu setor de atuação usa dados coletados de um espaço físico, há uma grande chance da tecnologia drone ter um grande impacto.

Os principais setores que investem na tecnologia de aeronaves não tripuladas são:

Levantamento

Por anos, profissionais de topografia usavam exclusivamente métodos terrestres como estações totais, receptores GNSS e laser scanners terrestres para a coleta de dados espaciais. Cada uma dessas técnicas consome tempo e podem ser custosas. Com sorte, existe uma nova forma de coleta de dados.

Com drones como o Matrice 300 RTK, é possível mapear terrenos com relevos desafiadores de forma mais rápida e precisa que anteriormente, Drones foram desenvolvidos para eliminar a necessidade do envio de equipes para áreas perigosas e possibilitam a coleta de dados de características inacessíveis, como torres de telefonia e topo de árvores.

Além de reduzir tempo nos projetos, o uso de drones gera outros benefícios ao profissional, uma vez que oferece múltiplas alternativas de mapeamento – incluindo ortomosaicos 2D e 3D, nuvem de pontos LiDAR, modelos 3D, mapas termais e multiespectrais. Cada um dos métodos possui seu valor agregado dependendo da especificidade do levantamento.

Conservação Ambiental

Comumente uma área com orçamento limitado quando comparado à outras áreas, os pesquisadores ambientais sempre buscam a otimização de cada parte de seus processos. Felizmente, os pesquisadores encontraram formas engenhosas para a utilização de drones aplicados para o bem do planeta. Os profissionais estão utilizando os VANTs para o mapeamento de ecossistemas frágeis e também para a contagem de espécies ameaçadas. Com esses dados em mãos, os cientistas podem entender melhor como distribuir recursos e identificar as áreas que precisão de atenção imediata.

Agricultura

Profissionais da agricultura têm encontrado várias maneiras de uso prático para VANTs comerciais – com diferentes modelos, alcançando diferentes capacidades. Por exemplo, agricultores de grãos como arroz, trigo e milho, estão usando drones de levantamento para detectar mudanças ambientais e assim tomar decisões corretas no gerenciamento do campo. Os resultados? Menores custos de operação, mais qualidade na colheita e maiores taxas de rendimento.

Drones não ajudam os agricultores apenas a coletar novas informações, drones como o DJI AGRAS T20 podem facilmente sobrevoar o campo e aplicar fertilizantes ou pesticidas sobre a plantação. Isso economiza tempo e dinheiro e representa um grande passo na atualização da indústria agrícola.

Combate a incêndios

Os últimos anos apresentam um aumento no número de incêndios florestais no mundo – uma tendência que, infelizmente, não diminuirá tão cedo. Diante desse cenário, os bombeiros responderam a esse desafio com inovação.

Em cada estágio de um incêndio ambiental, a aplicação de um sistema de aeronaves não tripuladas tem um impacto positivo. Drones fornecem aos bombeiros uma visão panorâmica de todo terreno no início do incêndio e ajudam a determinar a direção das chamas – permitindo a tomada rápida de decisões, para onde deslocar suas equipes e quais cidades deverão ser evacuadas. Isso não ajuda somente os líderes da corporação no salvamento de civis, como também ajuda a manter suas equipes fora de áreas de perigo. Além disso, drones mantém um papel importante na prevenção de incêndios florestais, ajudando a definir áreas de queimadas controladas, prescrevendo distâncias seguras. Essas queimadas ajudam a limpar a vegetação seca e outros componentes do ecossistema que são combustíveis em um futuro incêndio florestal.

Energia

Companhias de óleo e gás usam drones para monitorar áreas ao redor de tubulações em busca de mudanças ambientais ao logo do tempo. Esse monitoramento é especialmente importante porque algumas partes dessa operação, como pontas de chama (para queimar gases) e pontos flutuantes, podem ser difíceis de acessar. Além disso, inspeções com drones diminuem o tempo em que funcionários permanecem em ambientes insalubres, como próximo a tubulações de vapor que expelem produtos químicos nocivos. Ultimamente, ao mudar o tipo de inspeção – de manual para drones – o setor de óleo e gás passou a economizar tempo de inspeção e mantém seus funcionários seguros.

Não são apenas companhias de combustíveis fósseis que estão se beneficiando do uso de drones, o uso de drones combinados com sensores lasers, possibilitam que áreas produtoras de energia solar tenham seus painéis inspecionados em tempo recorde e com precisão. Enquanto as placas solares tomavam muito tempo para serem inspecionadas antigamente, as companhias agora podem expandir mantendo seu padrão de qualidade de manutenção – significando mais energia verde para o planeta.

Mineração

Uma operação de mineração segura e de sucesso requer grande quantidade de informações – algumas vezes milhões de dados de pontos para uma grande operação. Como muitas dessas indústrias, drones ajudam nas operações de mineração coletando eficientemente mais informações. Fotografias vindas dos drones são usadas para economizar muito tempo na medição para cálculo de volume de pilhas, por exemplo – como clientes DJI da empresa de mineração ucraniana Ferrexpo Yeristovo que, atualmente, fazem seus processos 90% mais rápido.

Além de otimizar a forma como as informações são coletadas, drones ajudam os operadores de minas a manter os funcionários seguros. Ao invés de inspecionar manualmente locais e equipamentos perigosos, os pilotos de drones se mantém a uma distância segura e coletam todas as informações necessárias. Na mineração, terrenos desafiadores e substâncias nocivas podem ser facilmente encontrados e a capacidade de trabalhar a distâncias seguras é um verdadeiro benefício para a segurança.

Construção

Mapeamento por drone e modelagem estão ajudando gerentes de construção e tomarem decisões seguras. Empresas AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) fazem o uso de tecnologias para criar modelos 3D de projetos, coletar informações a nível centimétrico e realizar medições de volume de estoque. Do pré-projeto à otimização da cadeia de suprimentos, os resultados alcançados falam por si.

GIF de digitalização P4 RTK

Aplicação da Lei

Das abordagens à busca de pessoas desaparecidas, agências de aplicação das leis estão utilizando drones profissionais para obter toda a informação necessária em tempo real. Em situações em que o suspeito foge da cena do crime, os oficiais podem usar o RPA para seguir o suspeito e planejar sua interceptação – sem criar algum tipo de caos que uma perseguição de veículos pode acarretar. Drones desse tipo também podem ser usados para verificar a conduta de policiais e garantir que estejam seguindo os procedimentos padrão durante abordagens.

Socorristas estão usando sensores remotos e imagens térmicas para localizar corpos em missões de busca e resgate. Com equipes que trabalham no escuro e com curta margem de tempo, a tecnologia certa pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Polícia de Reconstrução de Acidentes SZ 2

Imobiliário

Corretores de imóveis estão usando drones para criar modelos 3D precisos de imóveis para venda, para oferecer uma visita virtual. As visitas presenciais são realizadas por muitos anos, mas foram proibidas durante a pandemia de COVID-19, isso permitiu que locadores e compradores pudessem visualizar os imóveis de forma segura.

Seguros

Para prover a precificação mais precisa de propriedades, as seguradoras precisam reunir o máximo de informações. Os drones podem realizar inspeções mais rápidas e econômicas. De acordo com a Deloite, companhias de seguros costumam contar com um único contratante para lidar com essas inspeções, graças à grande quantidade de dados que podem ser coletados com um drone. No passado eram necessários vários profissionais para executar essa função. Os fatores buscados pelas seguradoras nas inspeções são danos existentes e risco potencial de desastre natural, como inundações.

Além das avaliações iniciais, as seguradoras usam drones para avaliar danos materiais e até mesmo solucionar sinistros fraudulentos. Em alguns casos, um único voo de drone pode ser suficiente para reunir todas as imagens necessárias para a avaliação.

Preservação Histórica

Arqueologistas estão usando drone para mapear e modelar para obter novas informações sobre alguns dos sítios históricos mais importantes do mundo. Modelos de drone podem ser usados para obter dados antes das escavações e também auxiliam as equipes a otimizar a forma como trabalham, descobrir novos locais históricos e entender a arquitetura de uma construção. No Japão, por exemplo, arqueologistas usaram DJI Terra para criar um modelo 3D da nuvem de pontos do Castelo Karatsu, para definir um pedaço da arquitetura do século 17.

Transformar terra

Encontrando os melhores drones e acessórios para o seu negócio

O drone certo para você depende de sua linha de trabalho e que tipo de característica deseja extrair.

Características a serem consideradas ao realizar a aquisição de seu drone:

  • Autonomia da bateria: enquanto alguns trabalhos podem ser completados com poucos voos, outros necessitarão a tomada de algumas centenas de fotos aéreas com precisão centimétrica.
  • Performance de voo: precisa de um drone que se mova com agilidade em uma trajetória de voo automatizada? Voar em linha reta em um ritmo constante é mais importante? O tamanho, o peso do drone e sua carga útil afetarão a forma como o drone pode voar.
  • Precisão de Imageamento: enquanto alguns trabalhos com drones comerciais necessitam de precisão centimétrica, outros com ângulo de visão mais amplo podem ser suficientes. Saiba exatamente o que procura antes de realizar a compra.
  • Carga: diferentes drones são projetados para carregar diferentes tipos de carga, como câmeras e sensores – alguns drones mais pesados têm a capacidade de transportar várias cargas ao mesmo tempo.

Não importa em qual setor você está trabalhando, sempre valerá a pena investir em um drone comercial, ao invés de um drone projetado para uso amador. Os drones comerciais tendem a ser mais duráveis que os projetados para uso recreativo, pois são projetados para suportar o uso diário. Os recursos procurados incluem maior resistência ao vento, baterias com maior duração e maior tolerância a condições extremas. O DJI Matrice 300 RTK, por exemplo, possui um corpo projetado especificamente para suportar essas intempéries.

Teste de respingo IPX4 do M300 RTK

Por quê DJI?

Quando se fala em fornecer equipamentos comerciais de alta qualidade para um grande leque de aplicações, nenhuma empresa do setor de drones tem a reputação da DJI. Das impressionantes capacidades de levantamento do DJI Phantom 4 RTK às rápidas velocidades e baterias de longa duração do DJI Matrice 300 RTK, sempre haverá um drone em nosso portfólio para atender às necessidades de sua empresa.

Além dos drones, a DJI também possui softwares especializados e acessórios para atender todas as necessidades dos clientes. Programas como o principal software de processamento, DJI Terra, são capazes de lidar com grandes quantidades de dados e transformá-los em modelos 2D e 3D.

Site oficial do fabricante https://enterprise.dji.com/

Rolar para cima
Precisa de ajuda?