História da Cartografia
Apesar dos primeiros mapas terem surgido antes mesmo do surgimento da escrita pelas primeiras civilizações, como a Egípcia e Chinesa, a primeira citação histórica da palavra Cartografia é registrada do ano de 1839, em uma correspondência portuguesa onde eram discorridas ideias sobre o traçado de cartas e mapas.
Ao longo da história, a Cartografia foi do uso para o planejamento de viagens de comerciantes e desbravadores durante as grandes navegações e descobrimentos, passando pelo uso em grandes guerras com o objetivo de conhecimento e planejamento de territórios inimigos, até os dias atuais no qual a representação gráfica está cada vez mais fiel à realidade da superfície mapeada.
Atualmente a Cartografia é conhecida como a ciência que estuda, analisa e produz todos os tipos de representações gráficas da superfície de intersse, como mapas, cartogramas e plantas. Ou seja, a Cartografia pode ser definida como a forma de representar grandes espaços geográficos em um formato reduzido.
Fonte: https://www.arteehistoriaviajandoporelmundo.com/juan-de-la-cosa/
Representação da Forma da Terra
Quando Aristóteles apresentou seus argumentos para a esfericidade da Terra (variação do aspecto de céu estrelado com a latitude, sombra circular da Terra nos eclipses da Lua, e a tendência das partículas a se dirigirem a um ponto central do Universo), e depois quando Erastótenes realizou a primeira determinação da circunferência da Terra, muito tempo antes das atuas ferramentas disponíveis para comprovar e medir a “esfericidade” da Terra, criou-se o maior dilema da Cartografia: representar a forma esférica da Terra.
Projeção Cartográfica
Diante do dilema em representar a esfericidade da Terra no plano gráfico de duas dimensões, surgiram as Projeções Cartográficas, sendo a Projeção Transversa de Mercator a mais utilizada atualmente. O objetivo das projeções cartográficas é reduzir as deformações nas proporções das representações cartográficas.
As principais projeções cartográficas são:
- Projeção cilíndrica
- Projeção de Mercator ou projeção cilíndrica conforme
- Projeção cônica
- Projeção plana ou Azimutal
Fonte: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=884418
Além da redução das distorções na representação cartográfica, para que grandes espaços geográficos sejam representados em cartas e plantas significativamente menores, é preciso que o tamanho também seja adaptado, esse ajuste é realizado pela aplicação da Escala.
Escala
A escala é uma relação matemática que visa reduzir o tamanho da porção geográfica de interesse de forma proporcional. Existem dois tipos de escalas aplicadas na Cartografia:
- Escala Numérica
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/escalas.htm
- Escala Gráfica
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/escalas.htm
Uso da Cartografia
Uma vez contornados os problemas de representação, a aplicação da Cartografia se abre em um gigantesco leque de aplicações, como por exemplo:
- Levantamentos Ambientais;
- Levantamentos Socioeconômicos
- Levantamentos Educacionais
- Estudo de fenômenos naturais;
- Auxílio na previsão do tempo;
- Analisar o meio ambiente e a atmosfera;
- Rotas de aviação;
- Estudo de avanços de epidemias;
- Utilização do sistema GNSS (Global Navigation Satellite System).