Seja Bem-Vindo

Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Seja Bem-Vindo
Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Destaques

Semi-Novos

Locação

O que é Geóide?

Por definição, o Geóide é o modelo que representa a forma física da Terra.

O Geóide representa a superfície equipotencial da Terra, ou seja, o potencial gravitacional é o mesmo ao longo de toda a superfície representada. Tal característica permite que o Geóide seja a superfície que coincida com o nível médio dos mares não perturbado.

Ao contrário do Elipsoide, o Geóide não é definido por uma fórmula matemática, por isso o modelo possui uma superfície não regular.

Geóide

Uso do Geóide nos levantamentos GNSS

Quando realizado o posicionamento GNSS, a referência de posição é o Elipsoide, já que o sistema GNSS utiliza esse modelo matemático para conseguir realizar os cálculos de posicionamento.

Porém, na grande maioria dos projetos em que os levantamentos topográficos são aplicados, o referencial Altimétrico que precisa ser aplicado é o que leva em consideração o modelo físico da Terra, como por exemplo em projetos pluviais onde o deslocamento da água sempre considera como fluxo a diferença gravitacional entre os pontos de interesse.

Por isso é imprescindível a utilização do modelo geoidal como referência.

Para que a superfície física da Terra seja aplicada no posicionamento GNSS, é necessário aplicar a difierença de altitude entre a superfície física e a superfície matemática, essa diferença é denominada Ondulação Geoidal.

Ondulação Geoidal

A Ondulação Geoidal é uma obtida através da simples diferença entre os valores de altitude referenciadas às superfícies física e matemática.

Fonte: https://www.ibge.gov.br/geociencias/informacoes-sobre-posicionamento-geodesico/servicos-para-posicionamento-geodesico/10855-modelo-de-ondulacao-geoidal.html?=&t=sobre

Para realizar a conversão da altitude elipsoidal (h), obtidas do posicionamento GNSS, em altitude ortométrica (H), referenciadas ao Geóide, basta utilizar o valor da Ondulação Geiodal (N).

Rolar para cima
Precisa de ajuda?