O georreferenciamento, no sentido literal da palavra, significa o processo de identificar determinado local com suas respectivas coordenadas geográficas.
Porém, o termo foi comumente reconhecido no Brasil, após a Lei 10.267/01, que criou a certificação do georreferenciamento do imóvel rural em 2001. Adotado pelo INCRA como forma de padronizar a localização e identificação de todas as propriedades rurais do país.

O Georreferenciamento de Imóveis Rurais
O Georreferenciamento de Imóveis Rurais foi adotado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para padronizar e regulamentar a localização e a identificação de uma propriedade rural.
Levantamento topográfico para Georreferenciamento
A obtenção da forma, dimensão e localização do imóvel rural a ser georreferenciado é realizado através de levantamentos topográficos, as formas de levantamento que devem ser utilizadas, têm suas aplicações descritas na Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais, criada pelo próprio INCRA.
A Norma Técnica orienta o profissional que executará o georreferenciamento a se credenciar ao órgão, a identificar o imóvel rural, a como obter as coordenadas de cada um dos vértices que compõem a delimitação do imóvel, com suas respectivas precisões.
Além da Norma, o INCRA disponibiliza o Manual Técnico para Georreferenciamento de Imóveis Rurais, em que descreve os levantamentos topográficos do Georreferenciamento de Imóveis Rurais que pode ser realizado.
Fonte: https://sigef.incra.gov.br/static/documentos/manual_geo_imoveis.pdf
Os métodos descritos no Manual são:
Posicionamento GNSS
O Manual aborda apenas os métodos de levantamento GNSS que proporcionam a precisão adequada aos serviços de georreferenciamento de imóveis rurais, dentre eles:
Posicionamento relativo: onde as coordenadas de um vértice são determinadas a partir de um u mais vértices de coordenadas conhecidas, onde se utilizam dois ou mais receptores GNSS;
RTK e DGPS: onde é realizada a transmissão em tempo real de dados de correção dos sinais de satélite do receptor instalado no vértice de referência para o receptor instalado que será posicionado sobre os vértices de interesse.
RTK Convencional: onde os dados de correção do receptor instalado no vértice de referência são enviados via link de rádio UHF para o receptor que percorrerá os vértices de interesse.
RTK em Rede: ode são usadas várias estações de monitoramento contínuo em um servidor central como referência, a partir do qual os dados de correção são distribuídos via internet para o receptor móvel;
Posicionamento por Ponto Preciso (PPP): onde as coordenadas do vértice de interesse são determinadas de forma absoluta, dispensando assim o uso de outro receptor sobre um vértice de coordenadas.
Posicionamento por Topografia Clássica
Esse método por ser usado de forma isolada ou em complemento a trabalhos realizados por posicionamento GNSS, por exemplo, onde esse se torna inviável por obstruções aos sinais dos satélites.
Os posicionamentos podem ser executados pelos métodos:
Poligonação: onde são realizadas observações de direções e distâncias entre vértices consecutivos de uma poligonal. No Georreferenciamento de Imóveis Rurais podem ser usados um dos três tipos de poligonais previstos no item 6.5.1 da Norma NBR 13.133/1994 da ABNT;
Triangulação: onde as coordenadas são obtidas pela observação de ângulos formados entre os alinhamentos de vértices intervisíveis de uma rede de triângulos;
Trilateração: onde as coordenadas são obtidas pela observação de distância entre os vértices intervisíveis de uma rede de triângulos;
Triangulateração: onde as coordenadas são obtidas pela observação de ângulos e distâncias entre os vértices intervisíveis de uma rede de triângulos;
Irradiação: onde as coordenadas são obtidas a partir da observação de ângulos e distâncias ou azimutes e distâncias;
Interseção Linear: é realizada a partir da observação das distâncias do ponto de interesse a dois vértices de coordenadas conhecidas;
Interseção Angular: é realizada quando se observa os ângulos entre os alinhamentos formados por dois vértices de coordenadas conhecidas e o vértice de interesse;
Alinhamento: é a determinação de coordenadas de um vértice que se encontra na direção definida por dois outros de coordenadas conhecidas, onde a única observação necessária é a distância de um dos vértices conhecidos até o vértice de interesse.
Posicionamento por Geometria Analítica
Fonte: https://sigef.incra.gov.br/static/documentos/manual_geo_imoveis.pdf
É um método que determina a posição do vértice de interesse de forma indireta, onde as coordenadas do vértice são determinadas por cálculos analíticos a partir de vértices determinados de forma direta. Os métodos de posicionamento por Geometria Analítica podem ser por Paralela ou por Interseção de Retas.
Posicionamento por Sensoriamento Remoto

Neste método, as informações geométricas dos elementos físicos são obtidas de forma indireta a partir de sensores orbitais ou aerotransportados, desde que estejam dentro dos critérios de precisão e confiabilidade avaliadas pelo INCRA.
Os métodos de coleta de dados para esse tipo de posicionamento podem ser: Aerofotogrametria, Radar aerotransportado, Laser Scanner aerotransportado e Sensores Orbitais.
Onde cada um dos métodos de posicionamento deve garantir a precisões estabelecida pela Norma para cara tipo de vértice.




