Seja Bem-Vindo

Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Seja Bem-Vindo
Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Destaques

Semi-Novos

Locação

O que é GNSS?

GNSS (Global Navigation Satellite System – Sistema de Navegação Global via Satélite) é uma constelação de satélites que provém sinais vindos do espação que transmitem dados de posicionamento e tempo para receptores GNSS. Os receptores então usam esses dados para determinar sua localização.

Por definição, o GNSS fornece cobertura global. O GNSS inclui o sistema Europeu Galileo, o sistema norte americano NAVSTAR GPS (Global Positioning System), o sistema russo GLONASS  (Global’naya Navigatsionnaya Sputnikovaya Sistema), o sistema chinês BDS (BeiDou Navigation Satellite System), o sistema indiano IRNSS (Indian Regional Navigation Satellite System) ou NaviC (Navigation Indian Constellation) e o sistema japonês QZSS (Quase-Zenith Satellite System).

Fonte: https://br.freepik.com/fotos-premium/tecnologia-de-comunicacao-entre-o-sistema-gps-e-o-sistema-gnss-sistemas-de-navegacao-por-satelite_19340792.htm

A performance do GNSS é avaliada com o uso de quatro critérios:

  1. Acurácia: a diferença entre o que é medido pelo receptor e a sua real posição, velicidade ou tempo;
  2. Integridade: capacidade do sistema em fornecer um limite de confiança, e em caso de eventos de anormalidade nos dados de posicionamento, emitir um alerta;
  3. Continuidade: a habilidade do sistema em funcionar sem interrupções;
  4. Disponibilidade: porcentagem de tempo em que o sinal emitido atende aos critérios de precisão, integridade e continuidade.

Galileo

Sistema de propriedade e operado pela União Europeia. A UE declarou o início dos Serviços Iniciais do Galileo em 2016, em 2021 completou seu sistema com 24 satélites.

Fonte: https://www.euspa.europa.eu/image-gallery/galileo-control-centre-oberpfaffhofen-germany-11?position=157&list=vCR2OmDqqxMn1RzJdoTs6L91l7P6Dk3FjmLv950PMeg

Global Positioning System (GPS)

Sistema Norte Americano que fornece aos usuários, basicamente, serviços de navegação e posicionamento. Os serviços são mantidos pela Força Espacial Americana, que é responsável por desenvolver, manter e operar todos os segmentos que compõem o sistema GPS.

Fonte: https://www.gps.gov/multimedia/images/GPS-III-A.jpg

Global’naya Navigatsionnaya Sputnikovaya Sistema (GLONASS)

Sistema global de propriedade e operado pela Federação Russa. O sistema totalmente operacional consiste em mais de 24 satélites.

Fonte: https://www.glonass-iac.ru/en/about_glonass/

BeiDou Navigation Satellite System (BDS)

BeiDou, ou BDS, é de propriedade e operado pela China. O BDS foi formalmente comissionado em 2020, seu sistema operacional consiste em 35 satélite. BeiDou era chamado anteriormente de Compass.

Fonte: http://en.beidou.gov.cn/MULTIMEDIA/PHOTO/202003/t20200317_20190.html

Navigation Indian Constellation (NaviC)/ Indian Regional Navigation Satellite System (IRNSS)

Sistema de propriedade e operado pelo Governo da Índia. O IRNSS é um sistema autônomo desenvolvido para cobrir a região Indiana e 1500 km ao redor do território indiano. O sistema consiste em 7 satélites. Em 2016, a Índia renomeou o IRNSS como Navigation Indian Constellation (NaviC).

Fonte: https://www.isro.gov.in/Spacecraft/gsat-15

Quase-Zenith Satellite System (QZSS)

Sistema regional de propriedade do Governo do Japão e operado pelo Sistema de Serviço QZS Inc. (QZS). O QZSS complementa o GPS e melhora sua cobertura no Leste da Ásia e na Oceania. O Japão declarou o início oficial dos serviços QZSS em 2018 com o operacional de 4 satélites e planeja expandir a constelação para 7 satélites em 2023.

Fonte: https://qzss.go.jp/en/overview/downloads/khp0mf0000000upp-att/qzo_03bg.png

Aplicações

O sistema de navegação global por satélites é uma constelação de satélites que fornece a posição geo espacial para diversos dispositivos autônomos, permitindo que dispositivos eletrônicos com receptores apropriados para determinar a posição precisa na superfície terrestre.

A motivação inicial para o sistema de satélite foi para aplicações militares, mas atualmente progrediu para diversas aplicações civis, incluindo:

  • Aviação
  • Controle de desastres e respostas de emergência
  • Transporte terrestre
  • Marítimo
  • Mapeamento e levantamentos
  • Monitoramento ambiental
  • Agricultura de precisão
  • Gerenciamento de recursos naturais
  • Pesquisa, como estudo de ionosfera e mudanças climáticas
  • Comunicações móveis via satélite
  • Referência precisa do tempo
  • Munições militares tele guiadas
Rolar para cima
Precisa de ajuda?