Seja Bem-Vindo

Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Seja Bem-Vindo
Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Destaques

Semi-Novos

Locação

O que é Locação Topográfica?

Locação Topográfica

Uma das principais atividades vinculadas à Topografia, a Locação Topográfica consiste no processo de materializar em campo, elementos criados no projeto.

A Locação permite a determinação da localização, em campo, de elementos projetados no escritório, tais como pilares, fundações, construções, limites, divisões de lotes, trajeto de vias e etc.

Etapas da Locação Topográfica

Antes da realização propriamente dita da locação, algumas etapas preliminares devem ser concluídas.
A primeira etapa é o levantamento do primitivo, ou seja, realizar o levantamento do local onde será realizado o projeto.
A próxima etapa é realizar o projeto sobre o levantamento realizado. Podendo esse ser um projeto de loteamento, um projeto de vias, obra de construção civil, obra industrial ou terraplenagem por exemplo.

Locação Topográfica

Uma vez criado o projeto, pode-se inserir os dados projetados no equipamento que realizará a locação dos dados em campo. A locação pode ser realizada por receptores GNSS RTK ou Estações Totais.

A locação também pode ser realizada implantando diretamente os pontos quando se têm os valores de suas respectivas coordenadas ou pela locação de deslocamentos a partir de uma linha de referência.

Locação Topográfica com estação total

A locação topográfica com estação total inicia-se com a orientação do equipamento em campo, a partir daí a locação dos elementos de interesse se dá apontando a estação total na direção previamente calculada e realizando a medição da distância entre o equipamento e o portador do prisma, até que a distância medida e a calculada seja a mesma.

Locação Topográfica

Locação Topográfica com receptor GNSS

A locação topográfica com receptor GNSS RTK é realizada inserindo as coordenadas ou deslocamento do elemento a ser locado, desse modo o programa de campo do receptor exibirá graficamente direção do elemento a ser locado, assim como os valores numéricos do deslocamento a ser realizado.

Locação Topográfica

Para realizar a locação topográfica é necessário posicionar o receptor até que os valores estejam zerados ou os mais próximos do zero possível.

Locação Topográfica

Site oficial do fabricante https://www.topconpositioning.com/

Rolar para cima
Precisa de ajuda?