Seja Bem-Vindo

Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Seja Bem-Vindo
Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Destaques

Semi-Novos

Locação

O que é Poligonal?

O que é Poligonal?

A poligonal topográfica é definida como a figura geométrica criada de forma a apoiar o levantamento topográfico, com o objetivo de controlar seu fechamento linear e angular, e a partir daí determinar os pontos cadastrados no levantamento de forma precisa.

O que é poligonal?

A poligonal é composta por linhas conectadas, onde são conhecidos seus comprimentos e direções, obtidas pelas medições realizadas com estações totais ou teodolitos, percorrendo-se todo o perímetro, onde ao longo deste são medidos ângulos (internos ou externos), lados e a orientação inicial. Com as coordenadas do ponto inicial e as informações de orientação, define-se as coordenadas de todos os pontos que compõem a poligonal, assim como todos os pontos levantados a partir dela, conhecidos como pontos de irradiação.

O que é poligonal?

Fonte: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/2029995/mod_resource/content/1/8_Poligonias_TOPO-1_2016_1.pdf

Classificação de poligonal

NBR 13.133 classifica a poligonal topográfica como:

– Poligonal principal (ou poligonal básica): a que determina os pontos de apoio topográfico de primeira ordem;

Poligonal auxiliar: poligonal com seus vértices distribuídos por toda área ou faixa a ser levantada, de tal forma que seja possível coletar, a partir dela, por irradiação os demais pontos julgados importantes ao nível de detalhamento do levantamento;

Poligonal secundária: é apoiada nos vértices da poligonal principal, determina os pontos de apoio de segunda ordem, conhecidos como pontos auxiliares.

Tipos de poligonal

– Poligonal fechada: inicia e termina sobre o mesmo ponto de coordenadas conhecidas. Por sua geometria, permite a verificação dos erros de fechamento angular e linear.;

Poligonal fechada

Fonte: www.cartografica.ufpr.br/docs/topo2/apos_topo.pdf

– Poligonal enquadrada: inicia em dois pontos de coordenadas conhecidas e termina em outros dois pontos de coordenadas conhecidas. De acordo com sua composição, é possível verificar os erros de fechamento angular e linear;

Poligonal enquadrada

Fonte: www.cartografica.ufpr.br/docs/topo2/apos_topo.pdf

– Poligonal aberta: inicia sobre um ponto de coordenadas conhecidas, porém terminar em um ponto onde as coordenadas também são calculadas pelo ponto de partida. Essa poligonal não permite cálculo dos erros de fechamento.

Poligonal aberta

Fonte: www.cartografica.ufpr.br/docs/topo2/apos_topo.pdf

Erros de fechamento

As leituras lineares e angulares ao longo de todo o caminhamento da poligonal acumulam erros de observação. Tais erros são identificados quando comparados os valores alcançados pelas leituras com os valores já conhecidos dos pontos de chegada da poligonal.

Mediante a comparação, são identificados os erros de fechamento das poligonais fechadas e enquadradas, os erros são encontrados nas medições de distância (erros lineares e altimétricos) e nas leituras dos ângulos (erros angulares).

Cada tipo de aplicação das poligonais topográficas exigem um grau de tolerância para cada um dos erros de fechamento, erros encontrados que excedem os valores de tolerância exigem que o levantamento topográfico seja refeito, erros que se enquadram dentro da tolerância previamente estabelecida podem ser distribuídos entre todas as leituras realizadas duas formas:

– Compensação pelo método clássico: erros de fechamento das observações são distribuídos usando como critério o princípio da proporcionalidade.

Neste método, primeiro são distribuídos os erros angulares, seguidos da distribuição dos erros lineares e por últimos compensasse os erros no cálculo das coordenadas.

Seguir a sequência supracitada se faz necessário pois o cálculo das distâncias no levantamento é realizado com os valores angulares, consequentemente o valor das coordenadas são calculados a partir dos valores angulares e lineares.

– Compensação pelo método dos Mínimo Quadrados: é um método de compensação mais rigoroso, que aplica funções estatísticas para atribuir diferentes pesos à cada uma das observações de ângulo e distância que compõem a poligonal a ser ajustada.

Método dos mínimos quadrados

Rolar para cima
Precisa de ajuda?