Seja Bem-Vindo

Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Seja Bem-Vindo
Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Destaques

Semi-Novos

Locação

Conheça os 6 testes climáticos que posicionaram o drone DJI Matrice 300 RTK em uma classificação de proteção única.

Matrice 300 RTK

Conheça os bastidores de como os engenheiro da DJI puseram à prova seus novos produtos.

Bem-vindo ao pior pesadelo de um drone: o laboratório de testes de durabilidade da DJI! Nesse laboratório um grupo de engenheiros e técnicos submeteram o Matrice 300 RTK a uma série de testes com o objetivo de garantir que o M300 RTK esteja sempre pronto para a ação, mesmo em ambientais com condições climáticas hostis.

Flight testing of the Matrice 300 RTK in the rain

Objeto de teste de hoje: o Matrice 300 (M300) RTK.

Classificado como um produto de uso profissional, é esperado que o M300 RTK faça muito mais que um veículo aéreo não tripulado (VANT) comum. Isso porque os usuários rotineiramente trabalham com o M300 RTK em operações rigorosas como busca e resgate, inspeções, mapeamento e mais, por muitas vezes em ambientes extremamente desafiadores. Entregando alto padrão aos usuários, o M300 RTK é capaz de operar com eficiência, confiança e segurança em uma grande variedade de situações climáticas adversas.

No laboratório de testes de durabilidade da DJI, os engenheiros submeteram o M300 RTK a seis simulações para avaliar sua confiabilidade. Durante todo o programa de testes, os engenheiros observaram atentamente como condições extremas e a umidade afetaram os motores e rotores do drone, velocidade elétrica e controles de voo, e estabilidade de voo e confiabilidade.

Como o Matrice 300 RTK performou nas simulações de situações climáticas extremas

Estágio 1: Teste de Variação de Temperatura

A primeira rodada a que o M300 RTK foi submetido foi o teste de temperaturas quentes e frias que foi desenvolvido para verificar quão boa é a operação do drone sob a variação de temperatura. Com usuários ao redor do mundo, o M300 voa em muitas regiões com diversas condições climáticas, por isso é importante que temperaturas extremas não tornem o M300 RTK inoperável. Temperaturas de até 50°C não afetarão o M300 RTK, enquanto suas baterias inteligentes com auto aquecimento permitem que ele opere com segurança em até -20°C.

Estágio 2: Teste de Resistência ao Vento

Ventos fortes podem desviar o VANT de sua rota e, no pior dos cenários, causar a sua queda. Por isso, os engenheiros da DJI recorreram ao túnel de vento para estudar e melhorar a performance do VANT sob as condições de vento. O M300 RTK é equipamento com os melhores motores que o permitem subir a até 6 m/s, voar até 23 m/s e resistir a ventos com velocidade de até 15 m/s ou 54 km/h.

Wind testing of the Matrice 300 RTK

Estágio 3: Teste a Sal e Vapor

Para os usuários que operam o M300 RTK perto do mar, é importante que o drone possa resistir aos efeitos da maresia e à corrosão. Além disso, o nevoeiro que dificulta a visibilidade e as manobras, também pode afetar a funcionalidade do drone. Para resolver essa situação, os engenheiros da DJI puseram o M300 RTK em um simulador de sal e vapor por 48 horas para confirmar seu funcionamento contínuo em ambientes costeiros.

Salt and steam testing of the M300 RTK

Estágio 4: Teste de Chuva

Nunca é recomendado voar durante a chuva, mas em missões críticas que não podem esperar que o tempo fique melhor, é importante que o M300 RTK possa operar sob essas condições. Raios podem afetar as manobras do drone, mas mais importante, qualquer umidade pode infiltrar no interior do drone e afetar seus componentes eletrônicos internos. Para verificar que o M300RTK pode operar sob chuva, os engenheiros da DJI puseram o VANT em um simulador de chuva (IPX1).

Rain testing IPX1 of the M300 RTK

Estágio 5: Teste de Chuva Adversa

Embora a classificação IPX1 não seja incomum para drones da classe profissional, o M300 RTK foi projetado para se destacar dos outros equipamentos de mesma classe. Nesse teste o M300 RTK foi submetido a um simulador de chuvas em redemoinho (IPX4) para provar que não apenas a parte superior, mas todo o material que envolve o drone está protegido da chuva. Os resultados desse teste foram impressionantes, pois o M300 RTK suportou jatos de água em 360° e continuou a operar normalmente.

Os engenheiros da DJI poderiam parar por aqui, mas decidiram realizar mais um estágio do teste de resistência à água para provar que o M300 RTK realmente possui resistência superior à água.

Splash testing IPX4 of the M300 RTK

Estágio 6: Teste de Tempestade

Com jatos que equivalem a uma mangueira de alta pressão no M300 RTK, os engenheiros da DJI encharcaram o drone com um poderoso jato d’água (IPX5). Os resultados desse teste foram surpreendentes, pois o M300 RTK resistiu mesmo após ser atingido por um forte jato d’água, equivalente a uma chuva torrencial, e continuou funcionando!

Water-jet testing IPX5 of hte M300 RTK

O que é o Sistema de Classificação IPX

O sistema de classificação do Índice de Proteção é um padrão do mercado para avaliar a resistência de produtos eletrônicos a líquidos e sólidos. A seguir a explicação dos três testes de IP realizados no M300 RTK.

  • IPX1 certifica “proteção contra gotas caídas verticalmente, como condensação, garantindo que não há danos ou interrupção no funcionamento quando um item estiver na vertical.”
  • IPX4 certifica proteção “contra jatos d’água vindo de todas as direções. Testados por, no mínimo, 10 minutos com oscilação do spray (permite entrada limitada sem efeitos nocivos).”
  • IPX5 certifica “proteção contra jatos de baixa pressão (6.3 mm) desde jato diretos até qualquer ângulo (permite entrada limitada sem efeitos nocivos).”

O M300 RTK passou por todos os testes de laboratório e, consequentemente, foi classificado com IP45 pelo Grupo Internacional de Centro de Testes LTDA, significa que ele pode suportar água projetada sobre ele por um bocal de 6.3 mm de qualquer direção e suportar a entrada de objetos sólidos com mais de 1,0 mm de diâmetro.

Como a DJI alcançou os excelentes resultados nos testes

Você deve estar pensando “Como isso é possível?” A resposta é que o M300 RTK foi projetado e desenvolvido com a durabilidade sempre em mente.

Fabricação Hermética

O M300 RTK é repleto de recursos inteligentes que são alimentados por componentes eletrônicos sensíveis. Perfeitamente alojados no corpo do equipamento, os componentes são essenciais para a segurança e estabilidade de cada voo. Para proteger tais componentes eletrônicos e evitar maiores danos, o corpo do drone é fabricado com vedação hermética.

Após a montagem, partes críticas dos drones, como as hastes das asas – que prendem as asas ao corpo – e a lente do sensor – que melhoram a capacidade de manobras do drones – também são testadas para garantir que tudo esteja hermeticamente fechado. Além disso, os componentes são submetidos a testes de pressão para garantir que podem suportar diferenças de pressão interna e externa.

Gerenciamento de Calor Alinhado

Um fator contribuinte para a impressionante resistência do M300 RTK é o design do gerenciamento de calor. Os engenheiros projetaram o VANT de forma que o calor gerado por seus componentes seja dissipado para cima através de uma placa de metal e então é dispersado para fora do drone através das aberturas de exaustão. Qualquer água que, por ventura, entre nos exaustores, estarão completamente isoladas de qualquer componente eletrônico interno.

Placa Mãe Reforçada

Durante a fabricação, um revestimento super protetor é automaticamente aplicado aos componentes da placa mãe do M300 RTK. Isso adiciona uma camada de proteção que isola os componentes internos e evita danos causados por fontes externas.

Quão importante é a resistência às intempéries climáticas

Os engenheiros da DJI dão muita ênfase à resistência a intempéries porque sabem da importância em ter um produto que possa operar continuamente, mesmo sob condições adversas durante uma missão. A aprovação em testes de condições extremas é umas das razões pela qual os usuários optem pelo M300 RTK, independentemente do setor de atuação, seja ele agricultura, construção, energia, petróleo e gás, ou segurança pública.

Site oficial do fabricante https://enterprise.dji.com/

Rolar para cima
Precisa de ajuda?