Seja Bem-Vindo

Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Seja Bem-Vindo
Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Destaques

Semi-Novos

Locação

Topcon fornece soluções para pesquisa nacional de terras na Finlândia

A Topcon, representada no Brasil pela Embratop, fornece soluções de geomática de alta precisão com exclusividade para a National Land Survey of Finland (NLS), empresa responsável por vários serviços nacionais de geodados on-line em várias partes da Finlândia.

Desde 2016, a Topcon Positioning Group, representada no Brasil pela Embratop, fornece suas soluções de geomática de alta precisão com exclusividade para a National Land Survey of Finland (NLS), localmente também conhecida como Maanmittauslaitos. A parceria permite que a organização mantenha os mais altos padrões de trabalho e de produção de dados. Testes recentes realizados pela NLS provaram que os receptores GNSS da Topcon são os mais eficazes do mercado, e como resultado, a empresa elegeu a Topcon como a única fornecedora desses equipamentos
por pelo menos mais um ano.

O que é o levantamento fundiário da Finlândia?

O National Land Survey, da Finlândia, é um órgão oficial que realiza levantamentos cadastrais, mantém informações sobre propriedades e moradias, lida com registros de títulos e hipotecas, produz dados para mapas e promove a pesquisa de dados espaciais. A empresa é responsável por vários serviços nacionais de geodados online e outros serviços locais em várias partes do país, tendo como usuários os proprietários de terras, agentes imobiliários e praticantes de caminhada. A empresa possui escritórios em 36 localidades espalhadas por toda a Finlândia, de Mariehamn a Ivalo, e emprega 1630 pessoas.

Uma relação duradoura

A cada quatro anos, a NLS realiza uma avaliação de equipamentos, serviços e soluções de geomática para garantir a máxima eficiência e confiabilidade de resultados. O último processo de licitação aconteceu em 2015, com os receptores Topcon superando todas as alternativas em testes de campo e satisfazendo todos os outros requisitos. Com isso, a Topcon ganhou a concorrência para fornecer 400 receptores GNSS, modelo HiPer SR, com a opção RTK NET, em 2016, e manter o contrato por dois anos.
Esses receptores foram usados para realizar operações baseadas em campo, conectando e recebendo dados RTK – Real Time Kinematic do sistema GNSS em rede nacional. As equipes de campo também têm usado o software Magnet da Topcon para facilitar o fluxo de trabalho de campo para o escritório.
No final de 2016, a NLS testou o novo receptor HiPer HR e o controlador de campo FC-5000, da Topcon, e constatou que era a melhor combinação que a empresa já tinha usado. Então, no ano seguinte, ela encomendou 206 kits, além de outros 171 kits para o ano 2018.

Colocando a Topcon em teste

No final do ano passado, a NLS foi confrontada com a decisão de continuar a sua parceria com a Topcon ou iniciar uma nova licitação para 2020-2024. Com um longo processo licitatório, cerca de 18 meses para ser concluído, a NLS optou então, por testar todos os receptores GNSS disponíveis no mercado finlandês e compará-los em uma série de testes controlados para determinar qual deles era o mais eficaz, antes de tomar a decisão.

Os testes compararam oito diferentes opções de produto da mesma categoria, incluindo o Topcon HiPer HR e o Topcon HiPer VR. Os receptores foram monitorados em um dos locais de teste da NLS, em Kuusijarvi, Vantaa, que têm um terreno similar aos que NLS opera, com árvores altas e densas, sempre verdes e provocando vários obstáculos aos satélites de posicionamento.

Os testes envolviam a configuração de todos os receptores no mesmo local e a contagem das correções corretas e das incorretas, com tempo de rastreamento de 20 minutos. Esse mesmo teste
foi repetido em outros dez locais diferentes, todos com registro e comparação de resultados.

E o vencedor é….

Quando os resultados chegaram, a NLS confirmou que o HiPer VR da Topcon era de fato o equipamento com melhor desempenho entre os participantes. Além do mais, o HiPer HR ocupou o segundo lugar. Com esses dados em mãos, a empresa concluiu que já estava devidamente equipada com a solução ideal e, por isso, não havia necessidade de abrir uma nova licitação em 2019.
Marko Ollikainen, especialista chefe em serviços de suporte de produção da NLS, comentou: “os ambientes em que trabalhamos na NLS podem dificultar a realização de medições RTK precisas. Boa parte do nosso trabalho tem que ser feito nas florestas, onde árvores e arbustos podem tornar a inicialização difícil e muitas vezes não confiáveis. No entanto, os equipamentos da Topcon, que usamos ao longo dos últimos anos, têm se mostrado produtivos e com resultados muito confiáveis. Por isso, a maioria das nossas medições agora são realizadas em RTK, mesmo em
ambientes mais desafiadores.”

O especialista acrescentou que “com resultado, o uso de Estações Totais tradicionais diminuiu ainda mais, pois estamos fazendo o mesmo trabalho de forma mais eficiente e mais precisa com os receptores RTK da Topcon. Ou seja, isso nos ajuda a reduzir o tempo de levantamentos cadastrais e, portanto, melhora o custo e a eficiência. Os testes mais recentes corroboraram a qualidade superior das soluções da Topcon”. Considerando os resultados dos mais recentes testes, a NLS decidiu continuar com a Topcon como o único fornecedor para o próximo ano. No momento, estão em uso da Finlândia pelo menos 400 equipamentos da Topcon.

 

Rolar para cima
Precisa de ajuda?