Seja Bem-Vindo

Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Seja Bem-Vindo
Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Destaques

Semi-Novos

Locação

Equipamento Topcon traz precisão para usina hidrelétrica no Mato Grosso

Equipamento Topcon traz precisão para usina hidrelétrica

Estação Total da Topcon, representada com exclusividade no Brasil pela Embratop, identifica com mais agilidade e segurança possíveis anomalias na usina hidrelétrica Sinop, localizada no Estado do Mato Grosso.

A construção de uma usina hidrelétrica (a principal matriz energética do Brasil) é um projeto desafiador por diversos aspectos. Dada a sua complexidade, abrangência geográfica, volumes de materiais e água envolvidos, impactos socioambientais e benefícios transformadores na vida das pessoas, esse tipo de construção exige um planejamento minucioso, exato e sem erros.

A Companhia Energética Sinop S.A. (Sinop Energia) é a concessionária responsável pela instalação e exploração da Usina Hidrelétrica Sinop (UHE Sinop), localizada no rio Teles Pires, no Estado do Mato Grosso. Abrangendo os municípios de Cláudia, Ipiranga do Norte, Itaúba, Sinop e Sorriso, o empreendimento atende 1,6 milhão de habitantes, cerca de metade da população mato-grossense.

Equipamento Topcon traz precisão para usina hidrelétrica

Tendo em seu corpo societário uma empresa predominantemente francesa, algumas práticas foram incluídas no processo de construção da usina, como o controle topográfico de instrumentação com a utilização de equipamentos robóticos, bastante usual na Europa. “São métodos precisos e práticos no controle de instrumentação e decidimos implementar esse tipo de controle aqui no Brasil, já que a tecnologia está bem mais acessível, tanto em relação a prazo de entrega de equipamentos como custos”, afirma o Rafael Branco, engenheiro agrimensor pleno da Sinop Energia.

Equipamento Topcon traz precisão para usina hidrelétrica

Para atender aos parâmetros esperados e exigidos para o projeto, foi utilizada a Estação Total robótica GT1001, da Topcon, marca representada no Brasil com exclusividade pela Embratop. A Série GT é uma Estação motorizada robótica de dimensões extremamente compactas e com atributos únicos de precisão angular e linear, com estabilidade dos dados medidos e velocidade de rotação (180°/segundo). “Esse é o equipamento mais moderno que existe atualmente”, avalia Rafael.

A GT1001, da Topcon, permite monitorar de maneira contínua as estruturas da usina e identificar possíveis anomalias com bastante agilidade e segurança. “Por meio da Estação Total, é feito o controle geral de instrumentação dos marcos superficiais. O equipamento proporcionou mais precisão e rapidez ao processo, se comparado à prática anterior, executada manualmente pelos profissionais de campo”, explica Rafael Branco.

A Estação Total realiza até três leituras conjugadas, onde cada leitura conjugada corresponde a uma leitura direita e uma inversa, do mesmo ponto: o resultado é a média das leituras, o que aumenta o índice de confiança. Rafael ainda destaca outros benefícios da solução, como a velocidade da coleta de dados e a precisão das visadas, que são feitas automaticamente.

A Estação Total foi adquirida em conjunto com uma licença do Magnet Office Tools, software de processamento da Topcon para realizar os cálculos trigonométricos e o ajustamento da rede de pontos levantados em cada sessão de leitura. “A Embratop é uma empresa parceira desde o início do empreendimento. Começamos com o aluguel de vários equipamentos de topografia na fase da construção e, na fase de operação, optamos por adquirir equipamentos modernos para o monitoramento de instrumentação das estruturas”, conta Rafael.

Segundo ele, a Embratop sempre atendeu às demandas com agilidade e técnica, por meio de um canal aberto com os profissionais que são sempre atenciosos e prontos para resolver qualquer problema. Tanto que a parceria se estende até hoje. “Estamos realizando um trabalho na usina de escaneamento de nossas unidades geradoras para identificar anomalias nas estruturas do revestimento e essa atividade está sendo feita pelos profissionais da Embratop, com o uso de um laser scanner”.

A Sinop Energia é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) das empresas EDF NF, Eletronorte e Chesf. A usina, que começou a ser construída em 2013, entrou em operação em 2019. Tem potência instalada de 401,88 MW e vazão de 810 m³/s. O reservatório possui 342 km² e o vertedouro conta com três comportas.

 

Equipamento Topcon GT 1001 traz precisão para usina hidrelétrica

Site oficial Topcon https://www.topconpositioning.com/

Rolar para cima
Precisa de ajuda?