5 razões pelas quais esta empresa de Serviços de Rede usa o Matrice 300 RTK para inspeções de linhas elétricas

Matrice 300 RTK

Não é novidade para empresas que operam no setor de fornecimento de energia que os drones tornam o trabalho de um inspetor de linha de transmissão mais seguro e eficiente. Mas quando a Bouygues E&S EnerTrans AG, subsidiária da gigante suíça Bouygues E&S InTec AG, reconhece o potencial do Matrice 300 RTK à prova de intempéries, a mensagem é clara: este drone é diferente de todos os outros.

Com sede em Zurique, com escritórios na Suíça e Alemanha e 150 funcionários trabalhando no setor de alta e média tensão, a Bouygues E&S EnerTrans AG tem contado com drones para inspecionar linhas de transmissão desde 2014, posteriormente aderido aos produtos DJI para atender a um conjunto mais amplo de desafios.

De inspeções de linha de força e fotovoltaica a modelagem 3D aérea e operações em nome da polícia, a empresa suíça está empenhada em detecção de potenciais danos e realização de reparos em redes de energia locais e nacionais por meio de drones e câmeras sofisticadas, incluindo a Zenmuse H20T.

A recente adição do drone industrial mais resistente da DJI chega em um momento em que muito depende da segurança dos funcionários, desde o desempenho regular dos negócios até a garantia de que todos, em todos os lugares, tenham acesso ininterrupto ao fornecimento de energia – ainda mais agora que países ao redor do mundo entram em lockdowns e os serviços básicos permanecem críticos em meio à pandemia.

Em colaboração com a Alltron AG, varejista local que distribui mais de 100.000 artigos nos setores de TI, audiovisual, segurança, iluminação e telecomunicações, e no intuito de compartilhar o conhecimento da indústria para o sucesso de nossos clientes, entrevistamos Marc Tschachtli, Gerente da Unidade de Negócios VANT/Topografia na Bouygues E&S EnerTrans AG.

Conforme já destacado em entrevista recente com o varejista, são inúmeros os motivos que levaram a empresa a investir no Matrice 300 RTK. Aqui, destacamos 5 dos motivos mais convincentes pelos quais os drones podem realmente fazer a diferença na maneira como sua empresa opera.

  1. Operações contínuas em clima adverso

Contar com uma frota de drones resistente às intempéries como o Matrice 300 RTK é a principal prioridade para uma empresa que se orgulha de sua abordagem única para inspeções, onde o fornecimento de eletricidade não é interrompido uma vez que as seções da rede não precisam ser desligadas durante os testes.

“Graças à certificação IP45, o drone pode ser usado sem hesitação, mesmo durante chuvas”, diz Tschachtli, destacando a importância de ser capaz de oferecer aos clientes o conforto de acesso ininterrupto à eletricidade em más condições climáticas.

 

 

  1. Um novo nível de segurança

Nem é preciso dizer que, graças à tecnologia de drones, escalar postes de eletricidade para fins de inspeção é coisa do passado, no entanto esse é apenas um dos diversos problemas com que os inspetores costumavam lidar no dia a dia. Quando se trata de inspeções de linha de energia, o Matrice 300 RTK leva o conceito de “segurança” a um nível totalmente novo.

“Em operações de voo, é importante manter um alto nível de força mental e concentração”, explica Tschachtli. “Podemos não ver quais tensões e potências estão sendo transmitidas pelos sistemas, e campos magnéticos invisíveis podem interromper os sistemas eletrônicos do drone.” O OcuSync Enterprise atualizado e a criptografia AES-256 garantem conexão e transmissão de dados estáveis ​​e confiáveis ​​ao voar em ambientes de alta interferência, resultando em operações física e mentalmente seguras.

Ao mudar do Matrice 210 V1 para o Matrice 300 RTK, há também alguns recursos adicionais que a equipe da Bouygues E&S EnerTrans AG vê como inestimáveis ​​do ponto de vista da segurança. “O sensor telemétrico a laser do Zenmuse H20T (compatível apenas com o Matrice 300 RTK) pode ser usado para medir a distância das árvores às linhas de transmissão, e as fotos detalhadas de alta qualidade de uma distância maior tornam o voo mais seguro”, diz Tschachtli, comparando as duas plataformas.

  1. Voos mais longos, trabalho ininterrupto

Honrando seu compromisso de garantir acesso ininterrupto ao fornecimento de energia, a bateria inteligente de voo TB60 significa quase o dobro do tempo de voo normal para a Bouygues E&S EnerTrans AG.

“Aumentamos nossa eficiência graças ao sistema de bateria hot-swap do M300”, diz Tschachtli. “Não precisar reiniciar a aeronave quando alternamos entre nossos três conjuntos de bateria minimizou o tempo de inatividade”

Em todas as missões, o tempo é tudo, mas as baterias não são o único componente que torna o trabalho de inspeção mais eficiente. “A câmera é uma grande evolução”, diz Tschachtli, referindo-se à carga útil H20T multifuncional com recursos térmicos, zoom, laser e RGB. “Com o mesmo voo, dados diferentes podem ser coletados sem a necessidade de troca de câmera. Para o piloto e também para o operador, isso é muito útil e eficiente em termos de tempo: peso menor significa voo mais longo.”

  1. Visão térmica e integração perfeita

Não é sem razão que o Matrice 300 RTK foi rotulado como a ferramenta dos sonhos de um inspetor. Para Tschachtli, a visão térmica e a integração perfeita se destacam em comparação com muitos outros recursos do Matrice 300 RTK.

Por um lado, as capacidades de visão térmica permitem que as áreas danificadas em sistemas fotovoltaicos sejam localizadas de forma rápida e precisa. Como as linhas individuais são geralmente conectadas com conexões de prensa, se estas não forem feitas corretamente ou se apresentarem desgaste, surge resistência e o componente aquece. Portanto, os novos cabos são verificados quanto a defeitos de fabricação após serem colocados em operação pela primeira vez.

Ao mesmo tempo, a Zenmuse H20T reúne todos os sistemas de gravação relevantes para eles em um único dispositivo. “Isso economiza muito peso de decolagem e, assim, estende o tempo de vôo”, diz Tschachtli.

O que nos impressionou no Matrice 300 RTK é que o controle de todas as funções de gravação é muito intuitivo e feito através da tela sensível ao toque integrada ao controlador inteligente, o que torna as operações muito mais fáceis, acrescenta.

  1. Trabalho silencioso e não intrusivo

Um dos desafios que a Bouygues E&S EnerTrans AG tem enfrentado ao integrar drones com métodos tradicionais de inspeção, além de ter que conciliar as necessidades operacionais e o cumprimento da regulamentação, é a aceitação pública.

O Matrice 300 RTK é muito mais silencioso do que seus predecessores. Gostamos muito desta redução significativa nos níveis de ruído porque significa que nosso trabalho atrai ainda menos a atenção dos espectadores, disse Tschachtli, elogiando as hélices de baixo ruído de alta altitude do drone.

Uma resposta em "5 razões pelas quais esta empresa de Serviços de Rede usa o Matrice 300 RTK para inspeções de linhas elétricas "

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *