Canaoeste atualiza tecnologia para a topografia

A Canaoeste investiu na compra de um novo GPS RTK, modelo Hiper VR da Topcon, o que trará para o departamento de geotecnologia maior agilidade e qualidade nas informações coletadas em campo.

Dentre os motivos que justificaram o investimento, a compatibilidade dos dados com os sistemas operacionais atuais é o de maior relevância. Isso porque, com o equipamento antigo, era preciso transformar os arquivos para conseguir utilizá-los, o que levava tempo, além do risco de retrabalho por erros de comunicação.

“Com a atualização tecnológica, agora será possível enviar as informações por e-mail assim que o aparelho se conectar com a internet”, disse o gerente de geotecnologia, Fábio Soldera.

Além disso, o novo equipamento traz maior agilidade na busca pelas constelações de satélites e sinais e permite que o topógrafo execute diretamente na roça, sem precisar processar os dados no escritório, serviços como a locação de curva de nível ou cálculo de área.

Para o uso correto da tecnologia, na última quarta-feira (01) os membros da equipe de topografia (Creomar Peres, Henrique França e Giovane da Silva), receberam treinamento do técnico da Embratop Geotecnologias, Ronaldo Bernardi de Camargo.

O curso foi importante no sentido de nos atualizarmos quanto as novas versões dos softwares que nos darão mais recursos, além das diversas dúvidas que foram esclarecidas. Quanto ao equipamento, seu desempenho, principalmente no sentido de agilizar o serviço, nos surpreendeu muito, principalmente sua potência de sinal que nos permite trabalhar debaixo de árvores e a maiores distâncias da base”, disse Henrique França.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *