Equipamento da Topcon é usado para o recapeamento da pista do circuito de Silverstone, na Inglaterra

Circuito de Silverstone, na Inglaterra, palco nobre de competições de motociclismo e automobilismo europeu e mundial, usa equipamento de alta tecnologia da Topcon, representada no Brasil pela Embratop, para a recuperação do asfalto da pista

O circuito de Silverstone, na Inglaterra, palco nobre de competições de motociclismo e automobilismo europeu e mundial, passou por obras para melhorar as condições do asfalto. O trabalho foi decisivo para a renovação do contrato, até 2021, com o campeonato mundial de motovelocidade, mais conhecido como MotoGP. No ano passado, as chuvas constantes evidenciaram problemas graves de escoamento da pista, levando a sucessivos adiantamentos até se decidir que não haveria condições de realizar o GP britânico.

A empresa contratada para realizar a obra tinha o desafio de, em curto prazo, melhorar a drenagem da pista, tornando-a ainda mais aderente e menos irregular. Para tanto, foram usadas soluções de posicionamento guiadas por laser e GPS, da Topcon, com sistema de escaneamento capaz de modelar a superfície da pista.

Os dados escaneados foram carregados num software, que forneceu as informações de curvatura e perfil para a pavimentadora de asfalto. “Com isso, o planejamento foi muito preciso e não houve necessidade de consertar detalhes de curvatura e caimento depois que o asfalto estava colocado”, explica Stuart Pringle, diretor-gerente de Silverstone.

Como resultado, Silverstone ganhou uma pista com menos declives, especificamente no final da reta do Hangar, onde foi feita uma pequena coroa na pista, num ponto onde quatro ângulos de declives se encontram. “Criar uma pequena coroa reduziu a distância de escoamento da água de 15 metros para 7,5 metros em qualquer direção. A capacidade de drenagem também aumentou, especialmente neste ponto. A mistura de asfalto para toda a pista foi diferente. Ela tem uma textura um pouco mais “aberta”, para que a água possa penetrar”, explica o executivo da Silverstone.

Os equipamentos da Topcon foram essências para Silverstone recuperar o seu prestígio e voltar a ser um dos circuitos preferidos dos pilotos. Em meados de julho, o circuito recebeu, com sucesso, o Grande Prêmio de Fórmula 1. Depois, foi a vez do segurança oficial do MotoGP, Franco Uncini, visitar as instalações para fazer uma nova homologação do circuito.

Fonte: Motor Sport Magazine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *