O que é Nivelamento?

Nivelamento é um método de levantamento, geodésico ou topográfico, utilizado com a finalidade de determinar a altitude de um ponto específico, ou para determinar a diferença de nível entre dois ou mais pontos localizados na superfície de interesse.

A NBR 13.133 – Execução de levantamento topográfico, define Nivelamento como “a realização de medidas da diferença de nível entre pontos do terreno”, a mesma Norma classifica o Nivelamento em 3 tipos:

  1. Nivelamento geométrico (ou nivelamento direto)

Método de nivelamento mais preciso, utiliza-se de visadas horizontais realizadas por meio de níveis topográficos, onde lê-se a graduação de miras milimetricamente graduadas. A partir dessas leituras, são determinados os desníveis entre pontos e suas respectivas altitudes (ou cotas).

O que é nível

O desnível é calculado através da diferença da leitura entre duas miras:

ΔHAB = la – lb

Onde:

la é a leitura do ponto atrás;

lb é a leitura do ponto à frente.

Nivelamento

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nivelamento

  1. Nivelamento taqueométrico

Método de nivelamento realizado com o Teodolito, nesse método as leituras realizadas pelo instrumento não se limitam apenas a leituras horizontais, ou seja, são realizadas leituras inclinadas a partir do instrumento.

 

Nivelamento taqueométrico

As leituras realizadas nesse método continuam sendo realizadas na mira graduada, e a partir da leitura do fio médio da luneta obtém-se a diferença de nível entre o instrumento e a mira, e a distância entre o instrumento e a mira é obtida taqueometricamente, normalmente com o uso de trena de aço.

  1. Nivelamento trigonométrico

Nivelamento realizado utilizando o Teodolito ou a Estação Total, assim como no Nivelamento Taqueométrico, nesse método as visadas também são realizadas com qualquer inclinação.

Nivelamento trigonométrico

O Nivelamento trigonométrico é considerado um método de nivelamento indireto, pois o valor do desnível entre o instrumento e a mira é obtido através da observação de ângulos e distâncias.

Quando utilizada a estação total, a precisão do método pode ser afetada devido às condições ambientais (como Temperatura, Pressão e Umidade Relativa do ar), pois tais fatores atuam diretamente na propagação do sinal emitido pela estação total na medição das distâncias.

ΔHAB = Dinc*cosZ + hi – ha

Onde:

Dinc é a distância inclinada;

Z  é o ângulo zenital;

Hi é a altura do instrumento;

ha é a altura do alvo.

Nivelamento trigonométrico

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nivelamento

  1. Nivelamento Barométrico

É o método de nivelamento menos preciso e também considerado um método indireto, o Nivelamento Barómétrico é baseado na relação entre a pressão atmosférica e a altitude do ponto de interesse, uma vez que quanto maior a alittude de um ponto, menor o valor da pressão atmosférica atuando sobre ele.

As medições são realizadas com o uso de barômetros e altímetros, e em posse dos valores medidos as diferenças de nível são obtidas através de cálculos matemáticos.

 

A importância do Nivelamento

O Nivelamento é parte fundamental para o início de importantes projetos de infraestrutura, como por exemplo, redes de água e esgoto. É por meio dos dados obtidos pelo Nivelamentos que tais projetos podem ser projetados e executados.

Abaixo pode-se visualizar um exemplo de projeto de drenagem pluvial, onde o trajeto de escoamento é fundamentalmente determinado pela diferença de cota ao longo do traçado de toda a tubulação.

Nivelamento Barométrico

Fonte: https://engenheiraadrianavianna.com/projeto-de-drenagem-pluvial/

Aplicações do nivelamento

O Nivelamento pode ser aplicado em:

– Elaboração de perfis para projeto rodoviários;

– Elaboração de perfis para projeto de canais;

– Cálculo de volume;

– Terraplenagem;

– Projeto de Barragens;

– Projetos de Drenagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *