Seja Bem-Vindo

Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Seja Bem-Vindo
Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Destaques

Semi-Novos

Locação

Soluções Embratop para BIM

O que é BIM?

A sigla BIM vem de Building Information Modeling, em tradução livre é Modelagem de Informação da Construção.

O BIM não é um software em específico, o BIM é um processo que reúne, organiza e otimiza uma gama de softwares e procedimentos de modo que todas as informações referentes ao projeto em que o BIM é aplicado, podem ser acessadas, manipuladas e gerenciadas de forma colaborativa e integrada.

O National Institute of Building Standards– NIBS, define BIM como “uma representação digital das características físicas e funcionais de uma instalação e um recurso de compartilhamento de conhecimento que viabiliza a obtenção de informações sobre uma instalação, formando uma base confiável para que decisões sejam tomadas durante seu ciclo de vida, definido desde a sua concepção até a demolição”.

Uma vez que o BIM é aplicado em um projeto, todos os profissionais envolvidos passam a compartilhar das mesmas informações em tempo real durante todos os ciclos do empreendimento, que vai do projeto até as fases de manutenção.

“Inicialmente o BIM foi muito associado a obras de edificações, mas o BIM pode ser aplicado a qualquer tipo de projeto de construção, como obras de infraestruturas e industriais.”

Modelo 3D

O modelo 3D fornece a visualização tridimensional do empreendimento, basicamente é a maquete digital do projeto. Porém, para que o modelo 3D possa ser considerado parte do processo BIM, não basta apenas a sua visualização, o modelo 3D também precisa conter parâmetros quantitativos precisos.

Dessa forma, um modelo 3D BIM contém informações gráficas e um banco de dados com todas as suas quantidades parametrizadas. Dentro do processo BIM, o modelo 3D “responderá” em tempo real a qualquer alteração realizada, ou seja, qualquer mudança gráfica também mudará os valores no banco de dados (por exemplo, o tamanho padrão das janelas ou a largura de rolagem de uma via), da mesma forma a mesma alteração realizada numericamente no banco de dados, atualizará graficamente o modelo.

BIM

Importância do levantamento primitivo

Na modelagem 3D para obras de infraestrutura pode-se dizer que a pedra fundamental de todo o processo se dá na aquisição dos dados primitivos da área onde será realizada a obra. Um projeto parametrizado (com dados quantitativos) corretamente, desenvolvido sobre um levantamento que representa fielmente o terreno é o começo ideal para que o processo BIM possa ser o mais assertivo possível.

Atualmente os equipamentos de geotecnologia que permitem o levantamento do terreno primitivo de forma abrangente e precisa são Laser Scanner e ARP (Aeronave Remotamente Pilotada). Tais equipamentos possibilitam que o terreno primitivo seja representado digitalmente de forma precisa e fidedigna à realidade.

O uso de tal tecnologia também permite que o projetista desenvolva seu trabalho sob a forma mais atual possível do terreno de interesse, haja vista que os dados provindos do laser scanner e da ARP podem ser utilizados poucas horas após sua coleta em campo. Projetar sobre a forma mais atual do terreno fornece ao construtor dados precisos das quantidades de material que serão movimentadas na empreitada, tal assertividade impacta diretamente no custo e no prazo do projeto.

Os dados podem ser coletados com:

Laser Scanner terrestre

Laser Scanner BIM

Modelo Topcon GLS-2000

Laser Scanner Móvel

Laser Scanner Móvel BIM

Modelo Topcon IP-S3

ARP´s

Drones BIM

Modelos DJI Panhtom 4 e Mavic 2

Nuvem de pontos do terreno

Dados coletados por laser scanner e/ou ARP, são transformados em uma nuvem de pontos, onde cada um dos milhões de pontos que a compõem possuem suas respectivas coordenadas 3D (Norte, Leste e Elevação). Formando assim uma representação gráfica georreferenciada em três dimensões do local de interesse.

Nuvem de pontos BIM
Nuvem de pontos coletadas com ARP
Nuvem de pontos BIM
Nuvem de pontos coletada com Laser Scanner Terrestre

A partir da nuvem de pontos, projeta-se a infraestrutura parametrizada, assim todos os dados volumétricos, associados aos custos serão verdadeiramente precisos e confiáveis.

Integração Topcon x AutoDesk

Os arquivos gerados diretamente pelos equipamentos Topcon, como por exemplo a nuvem de pontos do laser scanner no formato *.CLR, podem ser importados diretamente para os softwares Autodesk, por exemplo o software Autodesk Recap.

Importação direta dos arquivos Topcon no Autodesk Recap

Do Recap é gerado o arquivo *.RCP, formato de nuvem de pontos importado por todos os softwares de projeto da Autodesk, como por exemplo o Civil 3D ou Infraworks.

A partir daí, são realizadas todas as etapas de criação do projeto. Uma vez iniciado o projeto no Civil 3D, ou em atuação conjunta com o software Autodesk Infraworks, as informações do projeto parametricamente criadas, ou seja, tudo que é projetado contém informações espaciais, dimensionais e de custo.

Exemplo de projeto de via criado no Civil 3D
Exemplo de projeto de via criado no Infraworks

Como resultado da parceria criada entre Topcon e Autodesk, é possível exportar o projeto criado no Civil 3D diretamente para o formato *.MJF, necessário para que o projeto seja utilizado no software Topcon MAGNET Field e assim realizar a implantação de todo o projeto.

A ferramenta Export, permite que o projeto seja exportado diretamente para o MAGNET Field:

Opções de exportação do projeto a partir do plugin Topcon criado no Civil 3D

Seguindo o fluxo de processos resultantes da parceira Topcon e Autodesk, não há risco da perda de dados, além da garantia de que todas as informações definidas no processo BIM (como a nomenclatura e os estilos das camadas) não são perdidas na transição entre as plataformas Topcon e Autodesk.

Layers no Civil3D
Layers no MAGNET Field
Projeto de via importado no MAGNET Field com todas as informações

Conclusão

Diante do cenário atual que exige rapidez e assertividade de todos os participantes do processo de construção e execução de obras, sejam elas viárias ou civis, a utilização de ferramentas capazes se integrarem completamente aos processos BIM torna-se fundamental e necessária.

As soluções fornecidas pela Embratop garantem ao usuário que seus trabalhos estarão totalmente integrados aos processos atualmente exigidos pelas maiores empresas e construtoras do mundo. Soma-se a isso a forma mais fácil é rápida na aquisição de dados mais precisos e em maior quantidade que tais soluções fornecem a seus usuários.

Ferramentas integradas aos processos BIM necessitam de menor interferência humana, resultando diretamente na diminuição de erros ao mesmo tempo garantindo maior agilidade e confiabilidade na entrega dos produtos gerados, ao mesmo tempo atende às mais atuais exigências do mercado mundial da construção civil.

Site oficial Topcon https://www.topconpositioning.com/

Rolar para cima
Precisa de ajuda?