Seja Bem-Vindo

Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Seja Bem-Vindo
Entre ou Cadastre-se

Meus Pedidos

Acompanhe!

Destaques

Semi-Novos

Locação

O que é Datum?

A palavra Datum vem do latim e significa dado. Na Cartografia, ou seja, na representação gráfica do local mapeado, Datum representa a origem do sistema de referência utilizado na determinação da localização de cada elemento representado.

O Datum é definido por uma origem e suas coordenadas; um modelo matemático que tem o objetivo de representar, da forma mais fidedigna possível, a superfície terrestre; e a orientação desse modelo matemático.

Fonte: https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Sistema-geodesico-geocentrico-e-quase-geocentrico_fig1_237360030

Tipos de Datum

Na Cartografia e na Geodésia os datums são divididos em dois tipos: Datum Horizontal ou Planimétrico e Datum Vertical ou Altimétrico.

Datum Horizontal ou Planimétrico: utilizado como referência para a determinação das coordenadas geodésicas latitude e longitude.

Fonte: https://docplayer.com.br/51535751-Coordenadas-geograficas-e-coordenadas-geodesicas-professor-leonard-niero-da-silveira.html

SIRGAS 2000

No Brasil o Datum geodésico adotado com único desde 2014 é o SIRGAS 2000, cujo sistema é considerado geocêntrico, ou seja, sua origem é coincidente com o cento de massa da Terra. Seu elipsoide de referência é o GRS80, o mesmo do sistema de referência WGS84 (utilizado pelo sistema de navegação GNSS).

A estrutura fundamental do SIRGAS 2000 é baseada nas determinações obtidas pelo posicionamento GNSS, portanto as coordenadas obtidas por cada uma das estações que compõem a rede de referência do sistema têm a precisão milimétrica.

Estações da Rede de Referência do sistema SIRGAS 2000

Fonte: https://www.sirgas.org/fileadmin/images/Mapas/SirgasCONC.pdf

Cada uma das estações possui um receptor multi-frequência, que coleta os dados dos satélites GNSS continuamente, e através do processamento e análise estatística de todos dados coletados, o Centro de Processamento é capaz de definir com alta precisão o modelo do sistema e também a movimentação das placas tectônicas onde estão localizadas cada uma das estações.

Mapa de velocidade e movimento SIRGAS 2000Fonte: https://www.ibge.gov.br/#

Datum Vertical ou Altimétrico: utilizado como referência para a determinação da altitude de cada ponto.

O Datum vertical do modelo matemático utilizado no Brasil, o SIRGAS 2000, é a própria origem do elipsoide de referência do sistema. A altitude quando referenciada ao elipsoide de referência é denominada Altitude Geométrica.

Para a utilização em projetos de infraestrutura, por exemplo, é necessário a utilização de medidas de altitude que levem em consideração a superfície terrestre, para isso foi definido o Geoidetambém conhecido como Datum Gravimétrico, um modelo que melhor representa a “verdadeira” superfície terrestre.

Fonte: https://www.gratispng.com/png-vdjlo8/

A altitude referenciada ao Geoide é denominada Altitude Ortométrica, no Brasil os Datums Verticais têm como origem os valores determinados a partir no Nível Médio dos Mares (NMM), cujos Datums são o Datum de Imbituba (no Porto de Imbituba – SC) e o Datum de Santana (no Porto de Santana – AP).

A diferença entre a Altitude Geométrica e a Altitude Ortométrica é denominada Ondulação Geoidal, tal parâmetro permite a transformação da altitude geométrica, medida pelo GNSS, na altitude ortométrica.

Fonte: https://www.ibge.gov.br/geociencias/informacoes-sobre-posicionamento-geodesico/servicos-para-posicionamento-geodesico/10855-modelo-de-ondulacao-geoidal.html?=&t=sobre

O cálculo da transformação de altitudes para o Brasil é fornecido pelo IBGE e pode ser realizado na página:

https://www.ibge.gov.br/geociencias/informacoes-sobre-posicionamento-geodesico/servicos-para-posicionamento-geodesico/10855-modelo-de-ondulacao-geoidal.html?=&t=processar-os-dados

Principal utilização do Datum

A principal utilização do Datum é padronizar o posicionamento determinados pelos receptores GNSS a uma única referência.

Sendo assim, qualquer posicionamento GNSS realizado sobre a superfície terrestre terão seus valores de posicionamento a partir do mesmo referencial.

Rolar para cima
Precisa de ajuda?